Pular para o conteúdo principal

Reduza o tempo de cozimento do feijão e veja os benefícios - Como fazer, preparar, cozinhar o feijão?


Vamos combinar que o feijão é muito mais saboroso no dia do cozimento. Então pensando em uma maneira de ter sempre fresquinho assim como o arroz vou dar uma dica bem legal para os fãs dessa leguminosa, e sua forma de preparo tipicamente brasileira de cozinhar e refogar o feijão em menos 30 minutos!




1- Primeiro escolha e lave o feijão;


2 - Coloque água em um recepiente de forma que fique uns 2 dedos acima do feijão;


3 - Coloque no micro-ondas em potencia 100% por 10 minutos, em seguida dê um choque térmico, colocando em um escorredor e jogando água fria, isso fará com que as enzimas que causam desconfortos intestinais sejam eliminadas;


4 - Agora coloque na panela de pressão, cubra novamente com água (2 dedos acima do feijão) e cozinhe por mais 10 minutos, corte os temperos, eu costumo usar cebola e alho;


5 - Em uma panela refogue primeiro a cebola, depois acrescente o alho, refogue por mais um minuto, acrescente o feijão e coloque sal a gosto. E pronto!
Simples, super rápido e fica pronto junto com o arroz. 


Veja os benefícios de incluir o feijão na sua dieta:

Fonte de proteínas: As proteínas vegetais que o feijão fornece são formadas por aminoácidos chamados lisinas. Ela conta que as proteínas são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos). 

Vitaminas do complexo B:  Entre as vitaminas presentes no feijão, há destaque para o ácido fólico e vitamina B9, a falta dessa vitamina pode causar alterações de humor e até anemia, com sintomas parecidos ao da anemia ferropriva, como cansaço e fraqueza. Uma porção de 100 gramas de feijão contém aproximadamente 130 microgramas de ácido fólico.

Fonte de minerais: Por ser rico em ferro, o feijão é uma das principais armas do combate à anemia ferropriva, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina) do sangue causada pela falta do mineral. O grão também contém boas quantidades de zinco e magnésio, o primeiro é importante para inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo e a sua falta pode causar desde problemas de memória e até convulsões e o magnésio é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, cérebro e sistema nervoso.

Ajuda a prevenir cáries: O casamento de arroz e feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, segundo um estudo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (SP). Os pesquisadores acreditam que esses alimentos absorvem o flúor presente na água tratada que costumamos utilizar para o preparo. Esse mineral fica concentrado na saliva de quem consome o arroz e o feijão, aumentando a proteção dos dentes.

Controla o intestino: As fibras solúveis presentes no feijão aumentarem o volume das fezes, dando um empurrãozinho para o intestino funcionar melhor.

Previne câncer e doenças degenerativas: Possui substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares, as fibras do feijão ajudam a combater a obesidade e controlar os níveis de colesterol e de glicemia do sangue - problemas que aumentam as chances de doenças crônicas.

Diabetes: Esta é mais uma vantagem das fibras do feijão: fazer com que a glicose presente nos alimentos seja absorvida aos poucos, assim não há picos de hiperglicemia e o paciente de diabetes consegue manter a glicemia estável por mais tempo.

A quantidade ideal para o consumo é de uma concha por dia.  ;)

Compartilhe ♡ ⤵

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias Criativas para a Páscoa - Faça Você Mesmo!

O que acha de surpreender à todos, especialmente a criançada, como um presentinho original? Adoro inventar algo diferente a cada Páscoa, e pesquisando na internet, achei algumas coisas bem interessantes e criativas. E algumas dicas poderão ser usadas no almoço de domingo e deixar tudo muito caprichado e divertido!

Ictericia Neonatal - Banho de picão para o amarelão: como fazer?

Fonte: Google Imagens A icterícia Neonatal é uma condição muito comum em recém-nascidos , caracterizada por elevado nível de bilirrubina (uma enzima do fígado) no sangue que faz com que a pele e os olhos do bebê fiquem amarelados. Segundo algumas estatísticas, ao nascer, até 80% dos bebês podem ficar com  icterícia ou amarelão , a doença só pode ser comprovada com um exame de sangue laboratorial.

Rotinas Diarias x Dia da Faxina - Como manter a casa organizada sem muito esforço em época de isolamento

Gente do céu!! Como estão lidando com o isolamento?? É máscara, álcool gel, o medo do Covid que assola todos! E em quanto não aparecer a vacida contra o Coronavirus, temos que nos adaptar! E co mo conseguir dar conta das tarefas diárias e aproveitar mais o tempo, e manter tudo organizado?! Que pergunta difícil não é mesmo? Nunca fui fã do dia da faxina; achava muito chato e cansativo fazer toda limpeza pesada em um único dia e sem contar que com crianças pequenas é uma tarefa quase que impossível!