Entre os dias 24 e 30 de abril acontece a 1ª Semana do Bebê de São Paulo, no Distrito de Cidade Tiradentes. Cerca de 30 atividades integrarão a programação nas áreas de saúde, educação e assistência social pelos direitos de crianças de até 6 anos.
Durante esta semana, especialistas, gestores públicos, representantes de ONGs, adolescentes e famílias discutirão questões para que suas crianças pequenas tenham melhores cuidados e condições de educação.
A abertura da Semana do Bebê aconteceu no dia 24, às 10 horas, com representantes do poder público, organizações da sociedade civil, mães, pais e adolescentes. Estão confirmadas para a cerimônia de abertura o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania Eduardo Suplicy, a coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, o coordenador da infância e adolescência na cidade de São Paulo Flariston Silva, o coordenador do UNICEF em São Paulo Silvio Kaloustian, entre outros. A cantora e Amiga do UNICEF para a Amazônia, Fafá de Belém, também falará aos presentes.
No dia 25 foi promovido um mamaço em uma praça pública, em frente ao Instituto Pombas Urbanas. O mamaço quer chamar atenção para a importância da amamentação e comemorar a aprovação a lei sancionada esta semana pelo prefeito Fernando Haddad, que garante o aleitamento materno em qualquer estabelecimento de São Paulo e multa quem proibir o ato.
“A atenção integral às crianças pequenas é importante para seu desenvolvimento para toda a vida. Elas não podem esperar, porque um dia para quem viveu tão pouco pode significar muito. É preciso que toda a sociedade se responsabilize por elas: mães, pais, cuidadores, profissionais da saúde, educação e assistência social”, afirma Silvio Kaloustian, coordenador do UNICEF em São Paulo.
Em São Paulo, a Semana do Bebê é realizada pelo UNICEF, a Prefeitura de São Paulo, o Programa São Paulo Carinhosa e o CMDCA, em aliança com Hipoglós, Pampers e RGE.
São parceiros da iniciativa a Atenção Primaria a Saúde Santa Marcelina, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, o Coletivo Cultural Alvorada, o Fundão Diálogos, o Instituto Pombas Urbanas e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família da região.
A programação completa da Semana do Bebê em Cidade Tiradentes pode ser acessada em http://bit.ly/1ydo0nQ.
Sobre a Cidade Tiradentes: Cidade Tiradentes foi um dos territórios definidos como prioritário para atuação da Prefeitura de São Paulo, o UNICEF e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na implementação da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa que visa à redução das desigualdades intramunicipais na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No distrito vivem 17,5 mil crianças de até 4 anos. Segundo dados do DATASUS de 2012, o percentual de gravidez na adolescência (mulheres de 10 a 19 anos) em Cidade Tiradentes é de 18,5%. Na região de Santa Cecília, por exemplo, este número é de 0,7%. A taxa de mortalidade neonatal é de 11,49 por mil nascidos vivos, enquanto a média da cidade é de 7,65.
Sobre a Semana do Bebê: A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A iniciativa nasceu em Canela, RS, onde é realizada anualmente há 14 anos. Reconhecendo essa boa prática, o UNICEF sistematizou essa metodologia e está ajudando a promovê-la em todo o país. Com o apoio do UNICEF, 589 municípios já realizaram a Semana do Bebê, onde vivem 2.203.966 crianças de atém 4 anos.
fonte: Unicef
Comentários
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário ... ❤