Pular para o conteúdo principal

Cólicas o que fazer? Bebê com cólica - não consigo dormir!


Não há o que corte mais o coração do que o choro inconsolável ​de um bebê com cólica.

Cólica não é uma doença, mas sim um conjunto de sintomas causados ​​por uma série de fatores.
Pode ser uma experiência estressante e frustrante, pois pode desencadear sérios problemas, como stress, amamentação insuficiente, síndrome do bebê sacudido e depressão pós-parto.
Quais são os sintomas da cólica?

O bebê pode mostrar alguns dos seguintes sintomas:

Chora inconsolavelmente.
▹ Se contorce de dor.
▹ Encolhe as perninhas até a barriga.
▹ Arqueamento das costas.
▹ Agitação durante amamentação - se afastando de peito ou a mamadeira depois de um curto período de tempo, mas ainda parece estar com fome.
▹ Muitas vezes ocorre na mesma hora todos os dias, geralmente no final da tarde / início da noite.


O que causa cólicas?

A causa da cólica ainda não foi cientificamente definido. É provável que seja causal, porque os sintomas de cólica manifesta de diferentes maneiras em diferentes bebês. Algumas teorias sobre o que provoca cólicas são:


1- Gases - Os bebês possuem sistemas digestivos  imaturos e podem ter dificuldade para passar os gases que são subproduto da digestão.

2- Refluxo ou DRGE - Pode causar vômitos repetidos, tosse e outros problemas respiratórios.

3- Alergia à proteína do leite - Quando o sistema imunológico dos bebês vê erroneamente a proteína do leite como algo estranho então desencadeia uma reação alérgica que causa inflamação e irritação.

4- Intolerância à lactose - Um bebê intolerante à lactose é incapaz de produzir quantidades suficientes de enzima lactase necessário para quebrar e digerir lactose corretamente, causando quantidades excessivas de gases, inchaço e até mesmo diarréia.

5- Sensibilidade alimentar - Como alguns alimentos podem ser passadas através do leite materno, alguns podem causar irritação.

6- Sistema nervoso imaturo - O bebê absorve as experiências do dia e chega a um ponto em que o seu sistema nervoso imaturo fica sobrecarregado, como resultado disso, todos os sistemas do corpo realizam um esforço excessivo, incluindo o estômago, os intestinos e os músculos, isto faz com que o bebê não consiga se acalmar.

7- Ambiente externo - Acredita se que a condição emocional da mãe pode afetar o bebê, exatamente por causa do item 6. 

8- Desequilíbrio bacteriano intestinal - A microflora intestinal tem muitas funções, uma das quais é ajudar a digerir os alimentos. Alguns estudos recentes focados na microflora intestinal e a sua associação com as cólicas, associaram bebês com cólicas a baixos níveis de lactobacillus intestinais, quando comparados com crianças sem cólicas.


O que fazer? 

➳ Faça um diário:
Como a cólica tende a ocorrer sempre no mesmo horário, é uma boa idéia, para manter o controle de quando ocorrem os episódios.

➳ Arrotos eficazes:
Bebês sugam o ar ao se alimentar e este ar preso pode causar dor. Certifique se de colocar o bebê para arrotar assim que terminar de alimentação. Existem muitas técnicas para arrotar e é só questão de encontrar qual a melhor. Alguns bebês arrotam facilmente, enquanto outros podem demorar algum tempo.

➳ Banho morno:
Como dito acima, o calor ajuda a acalmar  o bebê. Tomar um banho juntos pode ser ainda mais relaxante com contato pele a pele, proporcionando tranquilidade.

➳ Ambiente calmo e sereno:
Crie um ambiente calmo, suave para o seu bebê com sons suaves, por exemplos com canções de ninar. 

➳ Para mães que amamentam: 
Apesar de não ser comprovado cientificamente, alimentos, bebidas e medicamentos consumidos pela mãe podem passar através do leite materno, de modo que é importante ficar de olho sempre que ingerir:
- alimentos ricos em enxofre, que tendem a promover a gases intestinal: cebola, alho, vegetais (brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, couve, repolho, rabanetes, nabos).
- laxantes ou alimentos que causam um efeito laxante por exemplo: ameixas.
- alimentos estimulantes como a cafeína e chocolate.
- Se tomar qualquer medicação, verifique com seu médico para ver se estes podem causar desconforto ao seu bebê.

➳ Para as mães que dão mamadeira:
Verifique o tipo de fórmula que você está alimentando seu bebê. Leite de vaca pode ser difícil de digerir, dê preferencia para os que possuem probióticos em suas formulas.

➳ Compartilhe a carga:
Acalmar um bebê inconsolável é extremamente estressante e difícil. Peça ajuda! O calor ajuda na liberação dos gases que provocam a cólica. Colocar o bebê barriga com barriga com você com as perninhas encolhidas, de barriga no seu antebraço, uma bolsa térmica com água morna na barriga do pequeno ou massagear a barriguinha ajudam na eliminação da dor. 
Como os homens têm a temperatura do corpo um pouco mais elevada que as mulheres pode ser que as cólicas se resolvam mais rápido quando o bebê é colocado na barriga ou no antebraço do papai ou quando é o papai que faz as massagens.

➳➳➳ Lembre-se que os bebês ainda estão se acostumando a este mundo e, à medida que crescem, a cólica irá diminuir, o sistema digestivo vai aprender a funcionar direitinho. Nos primeiros três meses de vida, os bebês não sabem se acalmar sozinhos, "auto calmante" é uma habilidade que se desenvolve lentamente ao longo do tempo e em ritmos diferentes nas crianças, portanto, muita calma nessa hora! E se é o seu primeiro bebê acostume se com a frase: "Tudo passa!"  
E claro sempre consulte o Pediatra.    ;)

Fonte de Referência: ColicCalm.com

Compartilhe ♡ ⤵

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias Criativas para a Páscoa - Faça Você Mesmo!

O que acha de surpreender à todos, especialmente a criançada, como um presentinho original? Adoro inventar algo diferente a cada Páscoa, e pesquisando na internet, achei algumas coisas bem interessantes e criativas. E algumas dicas poderão ser usadas no almoço de domingo e deixar tudo muito caprichado e divertido!

Ictericia Neonatal - Banho de picão para o amarelão: como fazer?

Fonte: Google Imagens A icterícia Neonatal é uma condição muito comum em recém-nascidos , caracterizada por elevado nível de bilirrubina (uma enzima do fígado) no sangue que faz com que a pele e os olhos do bebê fiquem amarelados. Segundo algumas estatísticas, ao nascer, até 80% dos bebês podem ficar com  icterícia ou amarelão , a doença só pode ser comprovada com um exame de sangue laboratorial.

Carta de uma Mãe que trabalha fora para uma Mãe dona de casa, e vice versa

Quem nunca ouviu ou leu algo sobre mães que trabalham fora e mães que trabalham em casa? Eu já li e ouvi diversas vezes, mães que que trabalham fora criticando as mães que são dona de casa por não terem uma vida própria e viverem somente para os filhos... etc.