O nascimento dos dentes é uma fase que merece ser valorizada, pois é um marco no desenvolvimento dos nossos pequenos, fase cheia de emoções para nós pais que acompanhamos o crescimento dia a dia.
Se já amamos ver o sorriso banguelinho do nosso bebê, o amor transborda quando o vemos sorrindo com o primeiro dentinho, não é mesmo?
Porém é também uma fase cheias de dores e desconfortos, porque, de fato, os bebês ficam super irritados!
Normalmente, a dentição de leite do bebê começa a surgir por volta dos 6 meses de idade e termina por volta dos 3 anos. Mas, pode acontecer do dente nascer com 3, 4 ou 5 meses, adiantando o processo de erupção (nascimento) e também pode atrasar, começando a nascer somente depois dos seis meses, sendo que se até 1 ano e 2 meses o bebê ainda não tiver dentes é considerado normal.
Portanto, se os dentes nascerem mais cedo ou mais tarde, isso não interfere em nada, é normal, é apenas característica que cada um herda.
Vejam na imagem abaixo a ordem natural do nascimento dos dentinhos do bebê:
De fato os bebês ficam irritados nesse período, alguns ficam mais manhosos e choram bastante, têm febres, diarreia, não aceitam alimento sólidos, têm o sono interrompido, babam bastante, ficam o tempo todo com o dedinho na boca...
E então ficamos cheias de preocupações. Realmente não é nada fácil! Para nós mães que sentimos na alma cada dor que nosso filho sente e principalmente para os bebês, que ficam super irritados necessitando de atenção constantemente.
O nascimento dos dentes causa alguns desconfortos para uma família, obvio que principalmente para o bebê, mas o sofrimento é para todos! O mais importante é manter a calma e buscar alternativas que amenizem as dores no bebê.
Os sintomas mais comuns relacionados à erupção dos dentes são:
⥱ Salivação abundante,
⥱ Inchaço e sensibilidade na gengiva,
⥱ Gengiva mais esbranquiçada,
⥱ Irritabilidade e mau humor,
⥱ Tentativa de morder tudo o que está pela frente,
⥱ Falta de apetite,
⥱ Dificuldades para dormir.
Preparei uma lista de possíveis soluções para ajudar a amenizar as dores e tranquilizar o seu bebê:
⤷ Ofereça mordedores:
São específicos para essa fase. Há uma diversidade de cores, formas e tamanhos. Dê preferência para os macios, pois além de massagear as gengivas ajudam o bebê a treinar e fortalecer a musculatura necessária para a mastigação. Uma dica: Coloque por um tempinho no congelador, o gelado contribui para desinchar a gengiva.
⤷ Faça massagens na gengiva com o dedo limpo ou com uma dedeira de silicone:
É uma excelente alternativa para tranquilizar o bebê.
⤷ Colher de silicone:
Essa opção alguns bebês preferem mais do que os mordedores.
⤷ Chá de camomila:
O chá de camomila é um calmante natural. São visíveis os benefícios, deixa o bebê mais calmo e tranquilo. Você também pode umedecer uma gaze com o chá de camomila gelado e massagear suavemente a gengiva.
⤷ Chá de raiz de sapé:
O chá tem efeito anestésico e auxilia muito no processo de erupção dos dentes.
⤷ Matricaria Chamomilla :
Se você tentou todas as alternativas acima e mesmo assim o seu bebê continua irritado, muitas mães optam por usar o medicamento homeopático. O Matricaria Chamomilla tem um efeito anestésico duradouro e tranquilizador.
Consulte sempre o pediatra!
Que tal depois de todo stress tomar uma chazinho de Camomila para conseguir lidar com as situações e acalmar os ânimos, e não se preocupe tanto, tudo passa! E quando menos esperar nem vai mais lembrar desses desafios diários.
E você? Tem alguma dica para compartilhar? Compartilhe conosco sua experiência, será um prazer ler! ❤
Compartilhe ♡ ⤵
Comentários
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário ... ❤